quinta-feira, maio 26, 2011

...cheiro a poesia

"Café com cheiro a poesia"
com a presença da poetisa Ana Luísa Amaral
 
é um dos momentos da Feira do Livro de Leça da Palmeira.
 
 

DESCULPA-ME A TERNURA
Enternece-me pensar que estás aí,
não força de trabalho desigual
nem vida à pressa,
mas minha amiga.
Talvez as palavras que te digo
me transpareçam classe,
talvez nem te devesse dizer nada.
Porque és a mão que ampara o meu silêncio,
a minha filha, o meu cansaço
 à custa do teu cansaço, da tua filha,
do teu silêncio.
Não há homens-a-dias neste mundo,
mas tantas como tu,
a segurar nas mãos e no sorriso
algumas como eu.
Entraste há pouco a perguntar
se eu tinha febre
 a louça por lavar nas tuas mãos,
aspirando o cansaço dos meus ombros,
nos teus ombros o cansaço de mim
e o cansaço de ti.
Desculpa os meus silêncios,
o falar-me contigo como com mais ninguém,
desculpa o tom sem pressa
 e o meu dinheiro que não chega a nada,
comprando o teu trabalho
(o teu sorriso)
ANA LUÍSA AMARAL, Às Vezes o Paraíso, (2ª edição), QuetzalEditores, Lisboa, 1998: 72, 73
 
 
 
 
Celestina
 

Sem comentários:

Enviar um comentário